Itens essenciais para o quarto do bebê

Planejar o quarto do bebê é uma das primeiras coisas que pensamos quando ficamos grávidas, e ele acaba sendo parte da gestação pois este momento vai se concretizando através dele.


Gravidez do Arthur - 2012

Assim como os bichinhos, quando nos tornamos pais também acabamos tendo o mesmo impulso que eles, de arrumar o “ninho”. Em inglês, esse impulso é chamado de “nesting”. Muitas grávidas comentam que sentem forte impulso de arrumar o cantinho onde o bebê irá ficar, dias antes dele nascer!


E quais são os itens essenciais do “ninho”?

Sempre falo que depende muito das prioridades e da rotina da família, por isso, sempre é bom contar com a ajuda de um arquiteto especialista. Além de saber toda a parte técnica, o arquiteto/a também acaba conhecendo a rotina, preferências e prioridades da família. Uma conversa é marcada assim que a contratação ocorre, e juntos acabam definindo todos os detalhes do quartinho!


Berço

O berço pode ser mini-berço, berço americano, berço que vira mini-cama ou até uma cama de solteiro adaptada. A escolha do berço depende do investimento que a família quer realizar, do tamanho do espaço do quarto e do tempo de uso que a família pretende usar. Além disso, hoje em dia muito se usa as camas montessorianas, que são direto no chão, dando liberdade e autonomia para a criança.


Na imagem abaixo, tivemos o desafio de colocar 3 berços no mesmo quarto. Para isso, projetamos um berço com medidas reduzidas, mas que tirando as grades laterais, ele se tornasse uma mini cama, podendo ser usado por mais tempo.



Trocador

O trocador é um item muito importante, pois nele você vai trocar pelo menos 2000 fraldas no primeiro ano de vida do bebê. A altura dele é muito importante, e também pode ser ajustada conforme a altura dos pais, para dar mais conforto e ergonomia. O trocador pode estar adaptado à uma escrivaninha, por exemplo, usando uma base para regular a altura. O mais comum é comprar uma cômoda para esta função, aliás, as gavetas da cômoda são muito úteis para guardar e organizar as roupinhas do bebê.


No quarto da Helena, projetamos o trocador sobre a escrivaninha, pois ele é um quarto evolutivo. Uma base em marcenaria com uma gaveta foi acomodada em cima da escrivaninha. Quando a Helena deixar de usar fraldas, essa base poderá ser tirada e ela poderá usar a escrivaninha para soltar a criatividade desenhando!



Poltrona de amamentação

A poltrona é o lugar onde você terá conforto suficiente para ficar horas amamentando o seu bebê. Para mim, este é um item opcional e depende muito do espaço que o quartinho tem! Muitas famílias optam por ter uma cama auxiliar no quartinho, e ela pode ser substituída pela poltrona, colocando almofadas e deixando-a bem confortável.



Armário

Em meus projetos gosto de desenhar o armário onde a criança possa usar durante toda a infância! Quando compramos eles prontos, geralmente tem a profundidade reduzida, para caber somente o cabide infantil.


Quarto da Bella - Projeto JuBa Arquitetando Ninhos

Gostou da matéria? Envia para aquela amiga grávida e ajude ela a planejar o ninho do filhote!🖤

Posts recentes

Ver tudo