top of page

O quarto Montessoriano

O estilo Montessoriano, na verdade, é um método criado por Maria Montessori e vai muito além de decorar um quarto, é uma filosofia de educação para a criança.


quarto montessoriano
Quarto do Max - Projeto: JuBa Arquitetando Ninhos

Alguns definem o quarto Montessoriano:

- no lugar do berço temos o colchão no chão, ou uma cama baixinha, para que a criança tenha liberdade de ir e sair da cama quando quiser;

- o bebê é trocado ali mesmo, na cama, sem a necessidade de ter uma cômoda com trocador;

- temos móveis na altura da criança, para ela ter autonomia para pegar os brinquedos e roupas, e aprender a guardar depois;

- espelhos e brinquedos que incentivem experiências sensoriais podem estar fixados nas paredes;

- o quarto deve ter tons claros, que passem a sensação de relaxamento, pois é o lugar onde vão dormir e recarregar a energia, sem hiperestimulação.



espelho com barra montessoriano
Quarto da Bella - Projeto: JuBa Arquitetando Ninhos

Eu gosto muito deste método, mas os pais devem estar cientes dos prós e contras dele.


Por exemplo, até o primeiro ano de vida o bebê fica muito tempo deitado na caminha, e ficar colocando e tirando ele de lá será parte da rotina. Imagina que você terá que fazer isso várias vezes ao dia, haja coluna! Por isso recomendo a cama montessoriana somente após 1 ano de idade.




Alguns itens da filosofia que gosto de usar nos quartinhos são: o espelho, onde a criança vai se descobrindo e recebendo estímulos; estante para brinquedos onde pode escolher qual o brinquedo que vai querer e depois guardar; cabide para roupas e bolsa na altura da criança.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page