O estilo Montessoriano, na verdade, é um método criado por Maria Montessori e vai muito além de decorar um quarto, é uma filosofia de educação para a criança.
Alguns definem o quarto Montessoriano:
- no lugar do berço temos o colchão no chão, ou uma cama baixinha, para que a criança tenha liberdade de ir e sair da cama quando quiser;
- o bebê é trocado ali mesmo, na cama, sem a necessidade de ter uma cômoda com trocador;
- temos móveis na altura da criança, para ela ter autonomia para pegar os brinquedos e roupas, e aprender a guardar depois;
- espelhos e brinquedos que incentivem experiências sensoriais podem estar fixados nas paredes;
- o quarto deve ter tons claros, que passem a sensação de relaxamento, pois é o lugar onde vão dormir e recarregar a energia, sem hiperestimulação.
Eu gosto muito deste método, mas os pais devem estar cientes dos prós e contras dele.
Por exemplo, até o primeiro ano de vida o bebê fica muito tempo deitado na caminha, e ficar colocando e tirando ele de lá será parte da rotina. Imagina que você terá que fazer isso várias vezes ao dia, haja coluna! Por isso recomendo a cama montessoriana somente após 1 ano de idade.
Alguns itens da filosofia que gosto de usar nos quartinhos são: o espelho, onde a criança vai se descobrindo e recebendo estímulos; estante para brinquedos onde pode escolher qual o brinquedo que vai querer e depois guardar; cabide para roupas e bolsa na altura da criança.
Comments